
Recentemente o comitê gestor do Simples Nacional por meio de
uma resolução promoveu a prorrogação da data de vencimento dos tributos federais incluídos no simples nacional.
Mas e aí, como é que fica a questão do recolhimento do ISS, tanto aquele incluído no simples como aquele devido pelas empresas não optantes pelo simples?
O fato gerador do ISS é a prestação de serviços como sabemos, porém, como comprovar a ocorrência deste fato gerador?
Aí vem a lei municipal, cada um dos municípios do Brasil nas suas legislações estabelece que o comprovante da ocorrência do fato gerador é a nota fiscal de serviços.
Toda vez que ocorrer o fato gerador o contribuinte é obrigado a emitir a nota fiscal e, a emissão do documento fiscal é determinante para que se possa identificar a data de recolhimento do ISS.
A data de recolhimento está diretamente relacionada com o fato gerador e a emissão da nota fiscal, que é o seu comprovante.
Em termos práticos significa dizer que: se o serviço prestado foi em março o recolhimento se dará no mês de abril no dia estabelecido pela legislação de cada um dos municípios brasileiros.
Existem 2 tipos de fato gerador
O fato gerador aquele instantâneo, que se inicia e se encerra imediatamente, é o caso por exemplo de um chaveiro.
Prestou um serviço e já está obrigado a imediatamente após emitir o documento fiscal, fazendo o recolhimento no mês subsequente.
No entanto existem aqueles fatos geradores que se prolongam no tempo, ultrapassam o mês civil, nestes casos a legislação estabelece que o prestador dos serviços deve emitir uma nota por mês, sendo o último dia do mês o escolhido.
Por exemplo é o caso da construção civil, a construtora faz a medição da obra naquele mês, e no último dia ela emiti a nota, e no próximo mês recolhe o ISS.
Este é o conhecido regime de competência, pouco importa quando o tomador vai pagar pelos serviços que ele contratou, o prestador vai pagar ISS.
Considerando o fato gerador e a emissão do documento fiscal é irrelevante o momento do pagamento e quando o prestador vai receber pelos serviços que ele prestou.
Existe uma exceção que se chama regime de caixa, os municípios não adotam o regime de caixa porque é muito mais desvantajoso.
Como regra os munícipios adotam o regime de competência e não regime de caixa, mas é preciso lembrar que no Simples Nacional existe a possibilidade de o optante da empresa ser também optante pelo regime de caixa.
Nesse caso não precisa pedir para a prefeitura, basta fazer a opção lá no portal do Simples Nacional e você já está autorizado a pagar o ISS do regime de caixa.
Se o prestador é optante pelo Simples Nacional e fez também a opção pelo regime de caixa, a nota precisa ser emitida no mês da prestação de serviços, porém o ISS só será recolhido quando o tomador efetuar o pagamento.

Governo Federal deixa pagamento do Simples Nacional para o segundo semestre.
Com o avanço da pandemia e intensificação das medidas restritivas, o Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu adiar por 90 dias os débitos de micro

Tribunal de Justiça de São Paulo suspende majoração de ICMS em Ovos de Páscoa
Através de uma ação iniciada pela Associação Brasileira de Franchising o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a majoração da alíquota de ICMS para

Ativos intangíveis devem ser amortizados no Imposto de Renda Pessoa Jurídica e na Contribuição Social Sobre o lucro liquido de empresas optantes pelo regime de lucro real
Ativos intangíveis devem ser amortizados no Imposto de Renda Pessoa Jurídica e na Contribuição Social Sobre o lucro líquido de empresas optantes pelo regime de

Associações do setor de carnes questionam no STF a validade de normas no Estado de São Paulo
A ABIEC e a ABPA, associações do setor de proteína animal, ingressaram no STF com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar

Economistas do Barclays preveem inflação de 4,5% para o final de 2021
Em nota aos clientes, apresentada nesta terça-feira (09/03), os economistas do Barclays afirmam que a inflação, que já apresentava indícios de alta, pode subir além
- Não enviamos spam seu email está 100% seguro!
Leave a Response